quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Primeiros dias em casa

Dia 06/01/2013. Muito arrependida de ter recebido alta. Agora os medicamentos não são mais intra venosos e a ranitidina (medicação para proteger o estomago de ulceras) é extremamente doce e enjoativo, e os analgésicos tomam seu tempo para fazer efeito. 

Minha barriga dói bastante, e cuidar desse dreno (não se enrroscar, não enrrosca-lo em algum lugar, não deitar por cima) é um saco.

Tomar banho é uma tarefa que cansa. Muita atenção preparativos e vamos lá. Estou até bastante autonoma nesse quesito. Meu esposo abre a cinta, que é de velcro e demanda um certo esforço, eu consigo tirar o restante das roupas. Entro no banho e consigo lavar-me até o inicio das coxas. Durante esse meu trabalho meu marido aguarda pacientemente segurando o dreno para que possa utilizar as duas mãos. Chegando na parte de pernas e pés, eu assumo o dreno e ele termina o banho. 

Curativo super de boa. O dreno é só colocar uma gase com uma pequena fenda pra se encaixar na mangueirinha e fixar na barriga. Quanto ao corte, utilizo um absorvente fixado com micropore. E vamos a cinta novamente. Bem apertada pra dar segurança e vc poder se movimentar sem maiores dores.

Caminho pela casa. Sempre. Caminhando seus pulmoes dilatam e vc exercita as pernas previnindo trombose. Aliás, não dei conta de usar aquelas meias anti-trombo. Ta calor pra K... e precisa fazer força para vestir e meu marido mal veste as propias meias. Tipo, não rolou de usar as meias.

Muito engraçado nao sentir fome, mas sentir vontade das coisas. Sinto muita vontade de coisas salgadas. Hugues (o esposo) apareceu comendo um pão francês com queijo, me babei toda. Minha irma veio me visitar e deixou pronto pra ajudar arroz e feijão pro Hugues ir se alimentando. Nossa, feijão fresquinho, hummmmmm. Meu sobrinho tava comendo torrada com manteiga e eu babando igual cachorro do lado, mas resignada tomando um suco de soja de maça.

Por falar em alimentação vou colocar meu cardápio para os primeiros 15 dias (Dieta Líquida)
De acordo com a nutricionista:

8h - C. Manhã - 150ml de leite desnatado com uma colher cheia de leite em pó desnadato diluido.

10h30min - Lanche - 150ml suco de fruta diluido em agua ( até o decimo dia só frutas brancas - maça, melão e pera)

12h30min - Almoço - 150ml sopa (descrita abaixo)

15h  - Lanche -150ml iogurte zero gordura e light

18h - Jantar - 150ml sopa 

21h30min - Ceia - 150ml de suco de soja light

Nos intervalos se hidratar com agua, agua de coco, chá de ervas.

Para a sopa refogo (tudo picado em pedaços grandes) um pouco de cenoura, abobrinha, tomate, batata, cebola, salsinha, cebolinha, alho e músculo de boi em pedaços ou pé de frango e um pouquinho de sal. Cubra com agua e cozinha por 10min depois que pegar pressão. Depois de pronta, penere o caldo (a aguinha que cozinhou tudo isso). Pronto, essa é a sopa que vc pode ingerir.

A sopa parece asquerosa, mas não é não, fica gostosa, bem cherosa até, e poder saborear algo salgado é divino.

Em casa, com as dores, cheguei a me arrepender de ter me submetido a cirurgia. Não tomo leite, mas proteina animal é de extrema importancia agora. Pois bem, tampo o nariz e mando ver. Sempre me dá ansias, mas... fazer o que né?

As injeçoes de anti-coagulante ficam a cada dia mais doloridas. Estou sensivel, choro as vezes, não sei se por dor, por cansaço ou por desespero.

Os dias seguem iguais, poucas melhoras.

Dia 08/01/2013. Retorno médico. Dr Murilo me da a noticia de que vamos retirar o dreno. ÓTIMO. Olhou meu corte e diz que esta tudo bem, logo retiraremos os pontos. Andei bastante neste dia. Quando estava a noitinha consegui, plea primeira vez, desde o dia 02, fazer coco.

Estou contando os dias para acabar a dieta liquida. Logo chega o dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário